Como Fazer Manteiga Ghee




Não, definitivamente não sou do time dos "funcionais"! Minha cozinha costumo dizer que é saudável, mas sem modismos. Isto significa que, gosto de alimentos naturais, prefiro uma rotina mais leve e sem frituras, mas nada de extremismo!

Não! Não sou inimiga declarada do glúten! Tudo bem, sei que hoje em dia é perigoso fazer esta declaração publicamente, corro sérios riscos rsrsrs

Moderação? Sim esta é a minha palavra de ordem, em se tratando de culinária.

Na minha opinião fazer boas escolhas é mais saudável sempre. E considero a manteiga clarificada uma ótima escolha. Nem todos ainda sabem como fazer a manteiga Ghee. Não é um processo difícil, mas exige algumas etapas. Agora o resultado, vale a pena cada minuto que usou para preparar.

Entendendo um pouco, a manteiga clarificada nada mais é do que o óleo purificado, onde a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite são removidos. Suas propriedades  de acordo com a ayurveda, um sistema milenar da Índia, são benéficos para a saúde. Ao eliminar todas as impurezas ficamos somente com a gordura boa e saudável.

O sabor? Sim é maravilhoso e posso garantir que até mesmo o mais trivial ovo frito fica com ares de rei!

Vamos ao processo:


Dê preferência para as panelas de vidro, ou inox de fundo triplo. Para esta quantidade usei 400 grs de manteiga de boa qualidade sem sal. Em banho maria e fogo baixo. Tudo bem lentamente. Ao derreter a manteiga você vai perceber  a espuma branca que se formou, são as impurezas e cuidadosamente devem ser retiradas e descartadas. Neste processo a lactose e caseína são separadas e removidas.


De 40 a 60 minutos até perder totalmente a espuma. Ficará alguns resíduos ainda. Depois que tirar do fogo, é preciso coar. O ideal é usar um tecido tipo fralda e bem higienizado. Certamente para facilitar deixe só para esse fim. Coloque o tecido sobre a peneira de inox e coe duas vezes.


Ao final uma manteiga líquida com uma cor linda dourada. Se guardar na geladeira ficará pastoso, mas pode ser guardado fora, num lugar seco por aproximadamente 3 meses. Faço em pequenas quantidades e assim sempre tenho uma manteiga nova.
Não é apenas uma explosão de sabor para vários pratos, Ghee é um ótimo óleo de cozinha, substituto saudável da manteiga e dos óleos vegetais. Pode ser aquecida até 252° sem oxidar e alterar suas propriedades. Não é ótimo isso?

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: