Receita de Quiche


Dizem que Quiche é chique. Bom é um dos clássicos da cozinha francesa... então acho que podemos concordar, sim é chique! 

Embora seja tradicional na cozinha francesa, sua origem é alemã, segundo alguns sites de gastronomia. Mais tarde é que os franceses batizaram de "Lorraine" que é a receita mais tradicional, e ainda vou publicar aqui.

É na verdade um tipo de torta com recheio a base de creme de leite e ovos. Sim é calórica. Mas podemos fazer de vez em quando... sem neuras! O bom é que existem inúmeras receitas de recheios, e a gente pode sempre inovar, adaptar fazer a nossa moda!

Essa quiche definitivamente é a minha moda. Acho que os franceses torceriam o nariz...




Você vai precisar:
Para a massa
1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo peneirada
100grs de manteiga ou margarina gelada
1/2 lata de creme de leite sem o soro
1 colher (de café) de sal
1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

Com as mãos amassar bem todos os ingredientes e fazer uma bola homogênea com a massa. Embrulhar em filme e colocar na geladeira por 10 minutos. 

Enquanto isso vai adiantando o recheio...
1 peito de frango cozido e desfiado*
1/2 cebola picada em cubinhos
3 dentes de alho amassados
1/2  xícara (de chá) de champignons fatiados
1/2 xícara (de chá) de ervilhas congeladas (direto na panela)
1 xícara de tomatinhos cereja cortados ao meio
alecrim ou outra erva de sua preferência
2 colheres (de sopa) de cream cheese 

Cobertura
1/2 lata de creme de leite sem soro
3 ovos inteiros
pitada de sal
parmesão ralado para polvilhar

Numa panela refogar o alho e a cebola em um pouco de azeite. Acrescentar o frango, champignons, ervilhas e tomatinho. Uns cinco minutos no fogo e está bom. Desligar  e acrescentar o alecrim e o cream cheese. Misturar bem e deixar esfriar.

Montar
O ideal é usar a forma para quiche, ela  tem as bordas mais baixas. Mas se você não tem use outra forma redonda de mais ou menos 30 cm de diâmetro, é só deixar a borda da massa mais baixa.
Forrar o fundo e os lados da forma  e fazer furos na massa com um garfo, para retirar o ar. Colocar o recheio já frio sobre a massa. 

Numa tigela juntar o creme de leite com os ovos e o sal e com o batedor manual incorporar bem os ingredientes. Colocar sobre a massa e polvilhar parmesão de preferência ralado na hora.

Levar ao forno  por 25 minutos, ou até perceber que as bordas estão douradas.

A quiche vai muto bem com uma salada verde, ou  um simples lanche.


* Cozinhar e desfiar peito de frango, tarefa simples? Nem tanto. Você já comeu uma torta ou salgado em que o frango não tem gosto de nada  e algumas vezes seu cheiro não é apetitoso? Bom, eu sou suspeita, porque sou enjoada com frango.

As Dicas do Alecrim e Canela são:
  • lavar muito bem. Mas, muito bem mesmo. Deixar alguns minutinhos de molho numa água com limão.
  • Na hora de cozinhar nem pensar em por na panela com água e sal afff!!
  • Fazer um refogadinho com azeite, alho e um tiquinho  de colorau, folha de louro ou raminho de alecrim. Colocar o peito do frango e   água suficiente para cozinhar. Sal e pimenta do reino moída na hora. Depois de cozido, hora de  desfiar, aí sim, ele está pronto para o refogado do recheio!






Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: