Arroz de Frango com Açafrão


Serve 4 pessoas famintas

Penso que quase todo mundo tem a sua receita de arroz de frango. Um toque diferente, um temperinho a mais, um segredinho especial... enfim, é muito difícil quem nunca fez esse arroz.

Eu sempre digo que culinária legal é aquela que tem a cara do dono, ou da dona, ou seja, a sua marca, a sua personalidade nos pratos. Como eu gosto muito de aromas, especiarias, temperos e cores, isto se reflete nos meus pratos. 
No entanto, cozinha também é muito democrática, aceita todas as combinações e variações possíveis.  Quando me perguntam: o que combina com este ingrediente? Eu sempre digo: Quase tudo que você gosta.
Todo esse blá blá blá, é prá falar que gosto deste arroz assim, intenso, colorido e com sabores marcantes. Faça o seu como preferir. Se quiser inovar use algumas especiarias diferentes como o curry*  que sugiro aqui. Se não gosta de sabores ousados, use os temperos habituais e tudo bem!

Você vai precisar de,


2 colheres (de sopa) de óleo
5 dentes de alho bem amassados
1 xícara (de chá) de alho poró
1 pimentão vermelho higienizado, sem sementes e cortado em cubos
1 cenoura picadinha
1 colher (de sobremesa) de açafrão
1 colher (de café) de curry*
1 colher (de café) de pimenta calabresa
1 1/2 xícara (de chá) de arroz
salsinha para polvilhar
água quente suficiente para cobrir o arroz


1 Kg de sobrecoxas sem pele, lavadas, deixadas de molho na água com vinagre e limão por 15 minutos. Corto ao meio para que os pedaços peguem bem os temperos, se preferir use outras partes do frango. Temperei com sal de ervas e meio limão.


1. Numa panela, de preferência de fundo mais grosso, aquecer o óleo e refogar o alho. Acrescentar o frango e deixar fritar muito bem. Aqui o importante é o frango ganhar uma cor bonita, deixo neste processo de fritar e ir colocando um pouquinho de água, uns 20 minutos. É o tempo necessário para  ficar macio, suculento e cheio de sabor.


2. Acrescentar os pimentões, cenouras, alho poró, açafrão, curry e a pimenta. Misturar bem por 1 minutos, para depois acrescentar o arroz.
3. Depois de colocar o arroz e mexer bem, adicione a água quente, coloco apenas um pouquinho acima do nível do arroz. Porém varia muito de arroz para arroz. Prefiro sempre colocar menos água e acrescentar depois se precisar. Como já havia colocado sal de ervas no frango, não acrescentei mais sal, pois preferimos tudo com pouco sal, mas se preferir coloque mais uma pitada de sal neste momento da água.
4. Quando secar, abaixe o fogo e deixe mais 3 minutos com a panela tampada. Polvilhar salsinha fresca para servir.



*Curry - é uma mistura de especiarias muito utilizado na Índia, Tailândia e outros países asiáticos. Pode conter mais de 20 tipos de especiarias, temperos e sementes. As mais utilizadas são o cardamomo, sementes de mostarda, canela, cravo da índia, feno-grego, cominho, semente de coentro, semente de erva doce, noz moscada, pimenta, açafrão, cúrcuma e gergelim. Na Índia normalmente é feito em casa para não perder os aromas e sabores.
Deve ser usado com moderação por ter um sabor forte e acentuado. Dá um toque especial ao frango e arroz, mas pode ser usado em cozidos em geral. No Brasil encontramos esta mistura facilmente nos supermercados.














Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

Um comentário:

  1. Nossa lendo deu água na boca... Parabéns pelas receitas!!! linda semana bjs

    ResponderExcluir