Arroz com Suã


Serve bem 4 Pessoas

O Arroz com Suã é considerado um dos pratos que compõe a culinária caipira do Brasil. Realmente não sei ao certo a origem do prato, pois em alguns sites dizem ser de Goiás, outros do interior de Minas e outros do interior de São Paulo, ou seja, parece que este arroz fez e faz sucesso em vários Estados brasileiros. 
Aqui em casa amamos uma comidinha regional ou caipira. Claro que sempre com uma pitada de adaptação para ficar mais apropriado  ao nosso paladar, porque gastronomia, na minha opinião é um exercício de criatividade e liberdade.

Se você nunca ouviu falar, suã nada mais é do que a coluna vertebral do porco, que normalmente vem com uma pequena parte do lombo. Não é um prato para se comer toda semana, mas para ocasiões especias e de preferência dividido com muitos amigos.

Antes de mais nada, na hora de comprar a suã prefira um açougue de sua confiança e peça uma suã com carne, para deixar o prato mais saboroso.


É melhor temperar de um dia para o outro para ganhar sabor. Eu deixo a carne de molho numa água com vinagre, (2 colheres de sopa para um litro de água) por 20 minutos. Depois tempero e deixo marinar pelo menos 8 a 12 horas. Usei esta receita de marinada, mas você pode fazer a sua moda, com os temperos que normalmente usa para carne de porco.

Para esta quantidade:
1 kg de suã
2 1/2 xícaras (de chá) de arroz
pimenta calabresa (totalmente opcional, mas uma pimentinha vai bem!!)
páprica doce, picante ou defumada, use a que você encontrar com mais facilidade
salsinha para finalizar
Lembrando que a suã já está temperada conforme a minha sugestão ou a sua preferência.
Água fervente 


Numa panela de preferência de fundo mais grosso, aquecer 3 colheres (de sopa) de óleo e fritar a suã.
Aqui para extrair todo o sabor possível, deixar a carne fritar, dourar bem e ir colocando água fervente aos poucos, aquele processo que nossas avós já faziam de "limpar" o fundinho da panela e agregar o máximo de sabor. Só colocar água aos poucos e quando estiver bem dourada, repetir a mesma coisa a cada etapa, até a suã ficar bem macia.





Com a suã macia, acrescentar os demais temperinhos, que neste caso usei pimenta calabresa e páprica defumada. 1 colher (de café) de cada.


Juntar o arroz, misturar e colocar água fervente apenas um dedo acima da superfície. Esta medida de água é suficiente para o arroz que eu uso, use a quantidade que achar necessário para o seu arroz.



Finalizei com salsinha e pimenta biquinho. Servir imediatamente, pois úmido e quente é bem mais saboroso.



Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

0 comentários: