Receita de Pão de Leite

Receita Daqui com uma pitadela de adaptação
Rende mais ou menos 20 pãezinhos (dependendo do tamanho que você modelar)

Amo fazer pães caseiros, mas definitivamente não sou "a padeira"... tem receita que fica mega boa, tem receita que é um desastre (ou eu sou um desastre com pães!!!). Porém, não desisto! É só encontrar uma receita que me fisga e lá vou eu separar os ingredientes e botar a mão na massa.
Na verdade estou tentando provar a minha própria teoria: "cozinhar é uma questão de perseverança e prática!"

Outro dia nas minhas andanças pela internet, encontrei essa receita. Apesar de ter sido feita numa super mega batedeira, que aliás, eu não tenho, mesmo assim resolvi fazer, e amamos o resultado! Na verdade quase (eu e marido) comemos a fornada inteira na mesma hora! Sim, que feio!!! Mas que foi delicioso foi, afinal pra mim pão quentinho, macio e com manteiga derretendo é muito reconfortante, já disse aqui, que tem cheiro e sabor de infância!

Vamos ao passo a passo!


250 ml de leite morninho
2 ovos
2 colheres (de sopa) de açúcar
1/2 colher (de sopa) de sal
5 grs de fermento biológico seco (meio pacotinho)
3 colheres (de sopa) de óleo (usei de girassol)
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
Farinha de trigo para amassar até dar o ponto. Mais ou menos 600 a 700 grs

Eu aprendi com um padeiro de verdade, que o ideal é o fermento não ser misturado ao sal imediatamente. Então, eu começo misturando o leite, fermento e açúcar. Mexo um pouquinho, depois acrescento os ovos, óleo, manteiga e o sal. 
Também, descobri nas minhas tentativas que o melhor é não deixar a massa muito seca. Vou colocando a farinha aos poucos, amassando, e quando eu sinto que a massa ainda "pega" um pouquinho na mão, eu paro de por farinha de trigo, só passo a farinha nas mãos e dou aquela sovada básica.  


Gosto de untar uma tigela e deixar a massa já bem sovada, no lugar mais quentinho da cozinha. Cobrir com um pano de prato.



Deixei crescendo aproximadamente 1 hora, pois estava um clima mais quente. Mas, observa se a massa já dobrou de tamanho. O truque de ligar o forno, aquecer um pouco, desligar e colocar a massa, é ótimo! Na minha estabanação, já aconteceu de ligar o forno, enfiar a bacia (de plástico) com a massa e não desligar... esquecer... Depois de um tempo  olhei e havia um alienígena dentro do forno... sim, bacia derretida e massa  quase explodindo... isso foi há muitos anos tá?



Massa já crescida, é hora de modelar os pães. Fiz bolinhas, mas faça como preferir. Deixar descansando mais uns 30 a 40 minutos.


Pincelar leite sobre os pãezinhos e levar ao forno que não precisa ser preaquecido.
O tempo de forno é variável, aproximadamente 30 a 40 minutos. Eu gosto de pães mais moreninho (na verdade, detesto pão branquelo!!), então sempre deixo só um pouquinho a mais. Fica de olho e deixe na cor que preferir.


Ah! O prazer de tirar um pão lindo e cheiroso do forno, é indescritível!! A raiva quando não dá certo também é indescritível!!! 


Geleia ou manteiga? Se preferir uma Geleia de Morangos Caseira, Aqui!  Faça uma café fresquinho e saboreie bem devagar, com uma boa companhia e uma boa prosa. 

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

Um comentário: