Apfelstrudel do Castelinho Caracol em Canela RS


I'm back!! Depois de dias deliciosos de férias, passeios e a emoção de casar dois filhos num espaço de quinze dias...estou de volta! Na mala deliciosas recordações e momentos especiais.
Não é a primeira vez que fomos a Gramado RS, mas procuramos explorar outros pontos da região.
E como não falar de Apfelstrudel? Impossível.

Em nossa primeira viagem, o Castelinho Caracol estava fechado para manutenção e não pude experimentar o famoso Apfelstrudel. Assim, quando chegamos claro, foi meu primeiro item da lista.
Realmente é diferente de todos os que já havia experimentado nesta vida de gordices que eu tenho.

Segundo informações do local é uma receita que ultrapassa a quinta geração da tradicional família Franzen. Feito de maneira tradicional com massa sem manteiga e aberta somente com as mãos até ficar fina como um papel transparente. Depois assado lentamente por 4 horas e servido com Nata ou Sorvete de creme. A massa é completamente absorvida pelas maçãs e o sabor inacreditável!!




Visitamos o Castelinho Caracol numa tarde gelada de inverno. Você tem a opção de apenas experimentar o Apfelstrudel numa das salas de chá, ou visitar a casa que foi transformada num museu. Para a visita são cobrados 10 reais por pessoa. Se você gosta de conhecer culturas e se encanta com a sutileza de detalhes, sugiro a visita completa.



 O tradicional casarão, com madeiras  encaixadas impressiona pelos detalhes, é realmente lindo!



Todos os cômodos encantam com a riqueza de detalhes, e quase podemos "ver" a história que a família viveu ali.




Na cozinha preservando todo o encanto de móveis e utensílios do tempo dos nossos avós, você pode ver o caldeirão com o chá de maçãs borbulhante, que deixa o Casarão com um perfume incrível. Nas assadeiras o Apfelstrudel quentinho esperando para ser servido.




As salas de Chá com janelões que mais parecem molduras de um quintal verde e convidativo para uma caminhada.




As placas sinalizadora do lugar, já nos avisam que estamos em terreno romântico... Vale a pena caminhar pelos jardins. Na minha opinião melhor ainda numa tarde de inverno!


Sim, se quiser experimentar o famoso Apfelstrudel, vai te custar 23 reais o pedaço que não é muito grande. Num primeiro momento você tem a sensação que o preço é um tanto abusivo. Mas se analisar pelo processo artesanal que é feito, o encanto do lugar, e principalmente que você não vai abrir uma massa com as mãos até deixá-la na espessura de um papel, aí  você relaxa e aproveita...


Enfim chega o momento que você calmamente pede sua xícara de Chá de maçãs e o Apfelstrudel, que no meu caso preferi acompanhado com Nata, ou Creme de Leite Fresco. Nesse momento aconselho você fazer uma pausa entre uma colherada e outra, saborear devagar e alternar com goles do Chá e deixar que a explosão de sabores e especiarias tornem esse momento numa deliciosa experiência que envolve aromas e sabores bem especiais!

Para saber mais visite o site 






Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

2 comentários:

  1. Do jeito que você escreve, enriquece até um local já enriquecido...Kkkkk. Bom ti ver por aqui novamente!!! Estávamos com saudades das suas maravilhosas receitinhas!!! Bjão.

    ResponderExcluir
  2. ESTIVE LÁ EM OUTUBRO/2017 E É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA, MAS GOSTARIA DE FAZER A RECEITA. JÁ VI VÁRIAS, MAS O PULO DO GATO EM NENHUMA...

    ResponderExcluir