Como Fazer Coalhada Seca


Sou apaixonada pela culinária árabe. Pensando bem, também sou apaixonada pela francesa, espanhola, italiana... ou seja, acho que gosto mesmo é de comer!!

Enfim, Coalhada Seca é presença constante na nossa mesa. Também conhecida como Labne. Antigamente eu fazia o iogurte e depois o processo para chegar na Coalha Seca.
 Hoje com a correria do dia a dia, o pouco tempo que tenho, acabei encurtando esse processo, e uso o iogurte natural de copinho, esse que a gente encontra no supermercado. Natural e integral.

Mas, o melhor mesmo é fazer nosso próprio iogurte, que numa outra hora ensino por aqui...


Vamos de atalho hoje...


 Usei 4 copinhos de iogurte natural e integral. Não é muito o rendimento, mas prefiro sempre ter uma Coalhada Seca mais fresquinha na geladeira.

Numa tigela colocar uma peneira e forrar com um tecidinho tipo fraldinha, que certamente deixamos só pra esse fim. O importante é que a peneira não fique encostada no fundo da tigela.


Colocar o iogurte e fazer uma trouxinha. Levar a geladeira e deixar  pelo menos 24 horas. Você vai perceber que diminuiu bastante ao escorrer o soro. Quanto mais tempo deixar mais seca ficará sua Coalhada.


Aqui já retirei da geladeira e está pronta para usar. Posso usar como Coalhada Seca ou ainda como Cream cheese. Isso Mesmo, é o cream cheese caseiro e natural. Volto outro dia com uma deliciosa Cheesecake usando essa base.



Eu separei em três pequenas porções.
Na primeira sal e azeite apenas;
Na segunda alho amassado, sal e gergelim preto;
Na terceira, sal, hortelã bem picadinho e azeite.

Na geladeira pode consumir em até no máximo 1 semana. Ou pode congelar por até 45 dias.


Vai bem de várias maneiras... ou acompanhando alguns pratos como quibe ou falafel. Ou simplesmente com pães ou o tradicional pão sírio.

Denise Moraes

Apaixonada por aromas e sabores da culinária.

Um comentário:

  1. Oi, amiga!
    Obrigada pela visita e pelo carinho. Aqui é uma verdadeira aula de culinária!
    Amei descobrir como se faz isto!
    Bjs e ótima semana!
    http>://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir